O objetivo dessa pesquisa sobre metodologias é refletir a respeito das diversas possibilidades de se trabalhar com as tecnologias de informação em ambientes educacionais diferentes.
Este trabalho indica algumas potencialidades do uso das novas
tecnologias para ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. A partir de uma
revisão de literatura sobre as novas tecnologias no ensino de línguas, buscou-se:
(1) resumir as etapas da evolução histórica da Aprendizagem de Línguas Mediada
por Computador, (2) apontar ferramentas disponíveis na Internet que possam
auxiliar o professor na elaboração de material didático, e (3) destacar alguns
programas nacionais, na modalidade on-line, de formação de professores de
língua estrangeira.
www.letramagna.com/artigo18_XII.pdf
Este estudo sugere uma inovação tecnológica no
ensino-aprendizagem de
inglês, através de sites de redes sociais internacionais.
Esses sites permitem a realização de interações significativas na língua alvo.
No entanto, requerem o desenvolvimento de letramentos, dentre os quais
destacamos o socioafetivo e o crítico. Como dados iniciais do estudo,
analisamos um questionário respondido por três americanos e três brasileiros, a
fim de verificar 1) a consciência deles sobre os diferentes tipos de
sociabilidade que existem no meio on/offline e 2) se essas diferentes
interpretações nos dois grupos são semelhantes ou discrepantes. Os resultados sugerem
que os usuários não fazem distinção entre as diferentes sociabilidades, estão
propensos a se engajar nas práticas sugeridas e revozeiam o discurso dos
administradores do site. Os indícios que levam à conclusão do estudo sugerem
que para que esta inovação seja levada para a sala de aula, é preciso conduzir experiências interculturais na língua alvo com foco nesses letramentos.
http://www.ufpe.br/nehte/hipertexto2009/anais/g-l/letramentos-digitais-e-aprendizagens.pdf
Este trabalho relata o projeto desenvolvido dentro das
atividades do
PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional), que está
voltado aos
professores da educação básica do Estado do Paraná. É
apresentado o
material didático-pedagógico usado, um pen drive,
direcionado aos professores
de Língua Inglesa, que sugere diferentes atividades com
música. Tais
atividades foram trabalhadas durante a implementação do
projeto na escola, no
ano de 2009. Justificamos, através de embasamento teórico,
os motivos que
nos levaram à produção do mesmo. Ressaltamos a carência de
materiais que
despertem o interesse do aluno pela Língua Inglesa.
Propusemos atividades
visando motivá-los, facilitar a aquisição de vocabulário,
listening, writing,
reading, speaking e conhecimento de outras culturas.
Esta pesquisa expõe recente desenvolvimento de pesquisas
científicas relacionadas às
atividades lúdicas, a contribuição de novas tecnologias para
o processo educacional, incluindo o aparelho de vídeo game e seus respectivos
vídeos e trailers, as
características motivacionais desses jogos e as
possibilidades de produção de material didático que constituem alternativas
importantes para o processo de ensino – aprendizagem de uma língua estrangeira,
em especial o da língua inglesa.
http://academico.ifam.edu.br/Uploads/MATERIAIS_AULAS/14020-SBgames_word_artigo-vers%C3%A3o_com_o_nome_do_autor-vers%C3%A3o_final_revisada_e_alterada-pdf.pdf
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa empírica sobre o
ensino/aprendizagem da habilidade de produção oral em língua inglesa como
língua estrangeira na Educação a Distância. O estudo se preocupou com as
relações estabelecidas entre os alunos e os tutores de polo, mas, sobretudo,
com a utilização do ambiente virtual de ensino e aprendizagem. Os resultados
indicam que apenas a comunicação e interação existentes atualmente não é o
suficiente para a garantia de qualidade na aprendizagem desta habilidade.
Sendo assim, percebe-se a necessidade da exploração dos recursos tecnológicos
disponíveis na internet para o desenvolvimento da mesma, assim como a
necessidade de iniciativa e autonomia por parte dos alunos e equipe docente.
http://www.hack.cce.prof.ufsc.br/wp-content/uploads/2011/02/Gustavo_Estivalet_Josias_Hack.pdf
http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/pos-graduacao/workshop-de-pos-graduacao-e-pesquisa/anais/2009/Trabalhos/gestao-e-desenvolvimento-da-formacao-tecnologica/trabalhos-completos/MADEIRA,%20Fabio.pdf
Este artigo apresenta o novo projeto do Centro Paula Souza
de ensino de língua inglesa nas FATECs e sugere propostas de complementação a
esse projeto através do uso de recursos tecnológicos digitais. Inicialmente,
apresenta-se o projeto, suas justificativas e objetivos, ressaltando que o
objetivo principal é o desenvolvimento oral. Em seguida, discutem-se maneiras
de incrementar o projeto através do uso da comunicação mediada pelo computador
como recurso pedagógico. Explica-se que o texto produzido para a
comunicação por esse meio assemelha-se àquele produzido para
a conversação
presencial e discute-se como a pesquisa vem se dedicando à
investigação sobre
uma possível transferência de habilidades nos dois contextos
de comunica
ção.
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